Home / Municípios / SEMARH e Projeto TAMAR fazem parceria para a preservação da vida marinha em Lauro de Freitas

SEMARH e Projeto TAMAR fazem parceria para a preservação da vida marinha em Lauro de Freitas

No início deste mês, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) deu início a Semana do Meio Ambiente recebendo integrantes do Projeto TAMAR para discutirem juntos estratégias de conscientização ambiental e preservação da vida marinha em Lauro de Freitas.

O principal assunto do encontro foi sobre a iluminação dos imóveis e dos calçadões das praias do município como as de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, praias utilizadas todos os anos pelas tartarugas para depositarem seus ovos.

ILUMINAÇÃO

Um dos fatores que mais contribuem com a diminuição das desovas ou a sobrevivência dos recém-nascidos é a presença de luz nos calçadões das praias. A iluminação artificial, além de afastar as tartarugas que buscam um lugar seguro para desovar, também contribui para desorientar os filhotes que seguem em direção à fonte de luz em vez de irem para o mar.

Com projetos já encaminhados, a SEMARH, com o apoio técnico do Projeto TAMAR, fará na cidade ações de conscientização e notificação com base na legislação estadual que trata de fotopoluição. Serão identificadas as áreas e os estabelecimentos que necessitem de adequação técnica de iluminação.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Além disso, firmando mais ainda a parceria com a SEMARH, serão realizadas ações de educação ambiental como a restruturação de uma parte do Parque Ecológico de Lauro de Freitas destinada ao Projeto TAMAR.

De acordo com o secretário municipal da SEMARH, Alexandre Marques, a importância de ações conjuntas de conscientização são fundamentais para vivermos em harmonia com o meio ambiente. A responsabilidade social e preservação ambiental significam um compromisso com a vida.

Veja também

Lauro de Freitas: SEMARH realiza fiscalização durante madrugada deste sábado por conta de lockdown

Na madrugada de hoje (27), a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *