Home / Destaques / Manchas de óleo aparecem na foz do Rio Joanes e IBAMA é acionado

Manchas de óleo aparecem na foz do Rio Joanes e IBAMA é acionado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) de lauro de Freitas identificou, nesta segunda-feira (21), vestígios de óleo em pontos do estuário do Rio Joanes, em Buraquinho. Segundo Marina Motta, oceanógrafa da Semarh, o IBAMA já foi acionado.

“Identificamos pequenas pelotas de óleo adentrando o estuário do Rio Joanes através da maré. O IBAMA relatou que vai enviar uma equipe para vistoriar e verificar quais providências poderão ser tomadas” disse. Os vestígios foram encontrados nas proximidades da Rua Ismar R. Prates e Alameda Violetas.

O Rio Joanes é um dos principais mananciais que abastece a Região Metropolitana. Além de monitorar as áreas no encontro do rio com a praia, equipes de contingência da Prefeitura de Lauro de Freitas continuam com o trabalho de remoção das manchas de óleo em toda a orla municipal.

Neste fim de semana, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) e Semarh realizaram uma ação de educação ambiental com orientações para voluntários da coleta de manchas.

Banhistas também receberam informações do que fazer caso entrem em contato com o óleo. Tonéis para descarte dos resíduos foram instalados em pontos estratégicos das praias de Lauro de Freitas.

Veja também

Bahia tenta façanha inédita no Nordestão

Em busca do quarto título da Copa do Nordeste, o Bahia entra em campo nesta terça-feira, contra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *