Home / Destaques / Lauro de Freitas inaugura piscina semiolímpica com foco na inclusão social

Lauro de Freitas inaugura piscina semiolímpica com foco na inclusão social

Lauro de Freitas inaugura piscina semiol�mpica com foco na inclus�o social

Lauro de Freitas deu um salto de inclusão pelo esporte, na ultima quarta-feira (01), com a inauguração da primeira piscina semiolímpica da cidade. O equipamento, localizado no bairro de Itinga, vai contribuir com a iniciação e treinamento de futuros atletas da natação, além da promoção de atividades físicas voltadas a saúde de crianças, adultos e idosos. A piscina possui 25 metros de comprimento por 20m de largura, 1.80m de profundidade e divisão de cinco raias.Para que o equipamento pudesse ser entregue à população, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas recuperou toda a estrutura da piscina e construiu vestiários, como aponta a prefeita Moema Gramacho. “Esta piscina foi contratada na minha segunda gestão (2012), em parceria com a Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb). Ao sair do mandato, deixei para ser entregue e infelizmente a gestão que me sucedeu não inaugurou, deixando a piscina deteriorar por falta de uso e manutenção”.

Presente na cerimônia de inauguração, Davidson Magalhães, secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), anunciou convênio com a Prefeitura de Lauro de Freitas para o desenvolvimento de ações de inclusão social. “Trabalharemos junto ao município condições para organizar turmas para execução de atividades esportivas ou de saúde, como é o exemplo de práticas físicas voltadas ao idoso, além de outras”, explanou.

Funcionamento

A piscina foi repassada oficialmente pelo Estado à Prefeitura pronta para funcionar em 2015 e um ano depois a Sudesb verificou que o equipamento estava abandonado e em processo de degradação. De acordo com secretário de Infraestrutura do Município, Vidigal Cafezeiro, a estrutura da piscina foi encontrada, pela atual gestão, com rachaduras e espaço de acomodamento completamente destruído. A revitalização do equipamento foi realizada com recursos do tesouro municipal.

A administração da piscina ficará a cargo da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). O gestor da pasta, Uilson Souza, ressalta a parceria com a Sudesb para o desenvolvimento de práticas esportivas. “Iniciaremos imediatamente as modalidades de natação, polo aquático e nado artístico, e em breve vamos desenvolver a hidroginástica e apneia. Estas atividades poderão ser realizadas por técnicos que viabilizam seu trabalho através de projetos sociais”.

Uilson afirma que na utilização do equipamento serão priorizadas as atividades de inclusão que beneficiem a saúde da população, abrindo para esportes de rendimento. A Setrel vai desenvolver o Projeto de Iniciação Esportiva para jovens, adultos e idosos, com a implementação de cronograma para as escolas municipais. A prefeita Moema Gramacho destaca que o equipamento funcionará também como um “espaço multifuncional”, aberto ao desenvolvimento de “projetos e campeonatos”. A arquibancada da piscina tem 150 lugares.

O jovem Mateus Santos mora nas proximidades do equipamento e revelou estar ansioso para iniciar atividades aquáticas. “Desde que a Prefeitura iniciou a reforma da piscina eu e mais outros colegas nos comprometemos a zelar aqui do espaço. Muitos jovens que poderiam caminhar para o mundo das drogas, agora têm uma oportunidade de escolher outro caminho. Essa piscina é um benefício para todos” enfatizou. Nos dias de funcionamento equipes salva-vidas estarão a postos.

Participaram da entrega da piscina semiolímpica os parlamentares Rosemberg Pinto, Alice Portugal, Olívia Santana, Maria Del Carmen e Osni Cardoso. O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, e secretários do governo de Lauro de Freitas, além de vereadores municipais, também estiveram presentes.

Veja também

Bahia tenta façanha inédita no Nordestão

Em busca do quarto título da Copa do Nordeste, o Bahia entra em campo nesta terça-feira, contra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *