Home / Destaques / Dia do Algodão da Abapa, aconteceu na Fazenda Sete Povos em Roda velha, região Oeste da Bahia e reuniu cerca de 1.400 pessoas

Dia do Algodão da Abapa, aconteceu na Fazenda Sete Povos em Roda velha, região Oeste da Bahia e reuniu cerca de 1.400 pessoas

A primeira edição do Dia do Algodão Ababa, realizado no último sábado, 15, na Fazenda Sete Povos, no distrito de Roda Velha, município de São Desisério, reuniu cerca de 1400 pessoas entre agricultores, gerentes de fazendas, técnicos, consultores, pesquisadores, estudantes e interessados na cadeia produtiva do algodão. O evento teve início com um café da manhã, em seguida os participantes participaram do momento de boas-vindas, realizado pelo presidente Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa, Júlio Busato e representantes das instituições representativas do Agro da região Oeste da Bahia.

IMG_1640

“Este espaço foi escolhido por mim, para acolher os nossos convidados. Nos reunimos aqui, associações e sindicatos para recepcionar a cada um, e apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas entidades representativas do agro, destacando que todo trabalho realizado por cada uma dessas instituições é desenvolvido por equipes que lutam e defendem seus interesses e os interesses coletivos em prol da cadeia do algodão e do agronegócio da região Oeste da Bahia” falou Júlio.

Após as boas-vindas na primeira estação,  os participantes passaram por mais três estações técnicas, na primeira, foi visto o tema Biotecnologia, que levou aos participantes novas tecnologias em sementes, na segunda estação a programação seguiu com o tema Fitossanidade, com demonstração de estratégias de manejo e controle de tiguera e soqueiras de algodão, e do bicudo do algodoeiro; e na terceira estação foi visto a Pesquisa, para disseminação dos resultados dos estudos sobre monitoramento e manejo de doenças e pragas no Oeste da Bahia.

IMG_6865

A primeira edição do Dia do Algodão, além de trazer para os visitantes as estações técnicas, trouxe também para o auditório do evento, a palestra sobre o mercado de algodão, com representante da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão – Anea. O Dia do Algodão Abapa, contou também com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Pecuária – FPA, o Deputado Federal, Alceu Moreira, que destacou o crescimento do agronegócio da região Oeste da Bahia.

IMG_1731

“As terras da região Oeste da Bahia, há alguns anos, eram terras devolutas, e hoje com a transformação que houve, gerou para esta região uma referência mundial do algodão. Por todo trabalho feito, saudo duas categorias os produtores rurais e os agrônomos, pois tudo isso foi feito pela mão do homem. Destaco que um país que se torna vitorioso se torna, pelo trabalho, pela produção, pela pesquisa, pela tecnologia e inovação. Evoluímos muito da porteira para dentro, pois transformamos a agropecuária brasileira no agronegócio, e o que precisamos hoje é vender melhor a nossa imagem, trabalhar a comunicação, pois vivemos no mundo globalizado, e temos que ser melhores também da porteira para fora, mostrar o nosso potencial e ganhar por sermos competentes, eficientes, capazes e honestos. Saio daqui com a responsabilidade de a partir de amanhã fazer ainda mais e melhor pelo agronegócio”, destacou.

IMG_1808

De acordo com informações da Abapa, a safra atual deve ter um crescimento de 15% na produção em relação ao ano passado baseado no incremento de 25,5% de área cultivada, principalmente na região Oeste da Bahia, alcançando os 331.028 mil hectares.

O Dia do Algodão Abapa, contou com uma infraestrutura com quatro estações temáticas, auditório, estandes das empresas expositoras, espaço mulher, e atração musical ao final.

Veja também

Bahia tenta façanha inédita no Nordestão

Em busca do quarto título da Copa do Nordeste, o Bahia entra em campo nesta terça-feira, contra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *