Home / Destaques / Alexandre Marques assume presidência do Patriota no Estado da Bahia

Alexandre Marques assume presidência do Patriota no Estado da Bahia

O Partido Republicano Progressista – PRP teve sua incorporação ao Partido Patriota deferida, este processo teve início após as eleições de 2018, onde 14 dos 34 partidos políticos brasileiros foram barrados pela cláusula de desempenho, pois não alcançaram o número de votos suficientes para se adequar em às novas regras eleitorais e, deste modo não receberiam, a partir do ano de 2019, recursos públicos para os próximos quatro. Entre os 14 partidos, o Patriota e o Partido Republicano Progressita – PRP estavam na lista e iniciaram o diálogo para a fusão das siglas.

A possibilidade de incorporação está descrita no artigo 2º da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), segundo o qual “é livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana”.

 

 

 

 

 

 

O PRP teve sua incorporação ao Partido Patriota deferida e aprovado por unanimidade e fizeram o anúncio oficial ainda em dezembro de 2018, ficando definido que a legenda não usará sigla, conforme solicitado nos autos, e será identificada apenas como Patriota, permanecendo como presidente nacional do partido, Adilson Barroso, e como vice-presidente, Ovasco Resende, que antes ocupava o cargo de presidente nacional do PRP.

No Estado da Bahia, Alexandre Marques, era o presidente do PRP que nas eleições de 2018, elegeu um Deputado Federal e um Deputado Estadual. O desempenho do PRP em todo estado da Bahia durante o período em que Marques atuou como presidente da legenda, contribuíram diretamente para que ele assumisse a presidência do Patriota no estado.

Alexandre Marques publicou um anúncio em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira,(16) https://www.instagram.com/p/BxhlBQkpbMy/?igshid=js4dvsum2lc7 ,
Marques afirma que dará continuidade aos trabalhos que desenvolvia no PRP agora no partido Patriota. “Foi confiado a mim a responsabilidade de conduzir o PRP e agora, após a incorporação, darei continuidade aos trabalhos desenvolvidos como presidente do Patriota. Agradeço à executiva nacional do Patriota, em especial ao vice-presidente, Ovasco Resende por acreditar no trabalho que desenvolvemos na Bahia. Seguiremos mantendo o foco na construção de uma política séria e comprometida com os anseios da população, verdadeiro sentido de ser Patriota.

Após esse anúncio, o cenário político estadual já sofre uma mudança, uma vez que Alexandre Marques faz parte da base aliada do governador Rui Costa, o Patriota na Bahia seguirá este caminho, o que enfraquece ACM Neto, que perde mais um apoio partidário a nível estadual.

Alexandre Marques atualmente é Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos no município de Lauro de Freitas que tem como gestora, a prefeita Moema Gramacho, além de ter sido vereador por dois mandatos e já ser um dos nomes fortes para retornar à Câmara Municipal nas eleições de 2020.

Veja também

Partido Patriota comemora a grande vinda de Rivailton Veloso

Alexandre Marques e Rivailton Veloso Nesta segunda (24/05) o partido político Patriota festejou a chegada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *