Home / CULTURA / Semana da Cultura de Lauro de Freitas será aberta nesta terça-feira (5)

Semana da Cultura de Lauro de Freitas será aberta nesta terça-feira (5)

 

A Semana da Cultura Nacional de Lauro de Freitas será aberta nesta terça-feira (5) e segue até a próxima sexta-feira (8), com exposições de artes, bate-papos, visita guiada e apresentações diversas.  Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), a atividade que comemora o Dia Nacional da Cultura da língua portuguesa e do cinema brasileiro, será realizado no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.

Entre os dias 5 e 8, das 9h às 14h, o público vai encontrar no Terminal Turístico a exposição de artes com quadros africanos (Mestre Sivú), esculturas em madeira, metal e fibra (professor Paranhos, Marconi Nogueira, Marcelo Gomes e Ana Carvalho), máscaras em papietagem (Flora Lee), óleo sobre tela (Nilson Carvalho e Débora Fontes) figurinos e vestimentas (Bloco Afro Bankoma e Cangaceiros de Ipitanga).

A culminância da Semana da Cultura Nacional, ponto alto da programação, na sexta-feira (8), a partir das 13h, será iniciada com uma visita guiada no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. As 13h30, o historiador Gildásio Freitas fará um bate-papo sobre “A importância da Cultura Local”.  O grupo de capoeira, liderado pelos mestres Regi, Didico e Gerson, se apresenta às 14h.

Em seguida, a Cia Municipal de Teatro Amador entra em cena. Já o grupo cultural Afro Azânia marca presença por volta das 15h, seguida do grupo  Fuscão do Samba. Os livros “Vidas Trincadas” de Jorge Barros de Souza, “De Ipitanga a Lauro de Freitas. Narrativas Históricas do Povo Ipitanguense”, de Gildásio Freitas e Tássio Simões Cardoso, e o cordel “A Grande Lona” de Gildásio Freitas, serão lançados às 16h.

A apresentação da Fanfarra Escola Lagoa dos Patos vai começar às 16h30. Na sequência será realizado o dialogo “Panorama do Cinema Brasileiro” com o comunicador e cineasta Pola Ribeiro, a atriz e produtora cultural laurofreitense Tina Tude, e produtor cultural Gustavo Busson.

No encerramento, às 18h, será exibido o filme Barravento, primeiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha, de 1962, que teve a praia de Buraquinho, em Lauro de Freita, como cenário.

Veja também

Novembro Negro em Lauro de Freitas promove Encontro dos Povos de Matriz Africana no dia 14

Município com mais de 80% da sua população de origem afrodescendente, Lauro de Freitas abre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *