Home / POLÍTICA / Funcionários de condomínio recebem treinamento de técnicos da SEMARH

Funcionários de condomínio recebem treinamento de técnicos da SEMARH

A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) de Lauro de Freitas promoveu na quinta-feira (29/07) uma atividade educativa com o intuito de capacitar os funcionários do Condomínio Casas do Bosque em medição de ruído ambiental.

Para atuar de forma educativa, o condomínio buscou qualificar seus funcionários a fim de que os mesmos possam orientar os moradores locais sobre poluição sonora. A ação foi realizada por técnicos da SEMARH que os capacitaram sobre o uso do decibelímetro e legislação ambiental.

POLUIÇÃO SONORA

A poluição sonora é considerada crime ambiental entre as leis federais a Lei dos Crimes Ambientais, nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, que “Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.”

Em seu artigo 54, determina:

“Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”, pode ocasionar em pena de reclusão, de um a quatro anos, além de multa.

O excesso de ruído no ambiente pode causar uma série de prejuízos à saúde, que podem ser temporários ou até mesmo permanentes. Além de problemas auditivos, a poluição sonora pode causar problemas como dor de cabeça, insônia, agitação e dificuldade de concentração.

A melhor forma de impedir danos ambientais é agir de forma preventiva. De acordo com o secretário da SEMARH, Alexandre Marques, “O objetivo de ações como esta é conscientizar a população a respeito da importância de manter o ambiente sonoro do município equilibrado e fazer com que todos os moradores convivam em harmonia e respeitando as normas”, destaca.

Veja também

1ª semana de março é marcada por fiscalização contra Covid-19 em Lauro de Freitas

Esta primeira semana de março foi marcada por mais uma intensa força-tarefa de fiscalização promovida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *