Home / Municípios / Comércio deverá seguir protocolo com restrições para ser reaberto nesta segunda-feira (27) em Lauro de Freitas

Comércio deverá seguir protocolo com restrições para ser reaberto nesta segunda-feira (27) em Lauro de Freitas

Shoppings, centros comerciais, lojas de varejo de rua, igrejas e templos religiosos e serviços de drive-in estão autorizados a funcionar, com restrições, no horário entre 8h e 17h, a partir desta segunda-feira (27), em Lauro de Freitas e demais municípios da Região Metropolitana (RMS). Os detalhes do protocolo de reabertura de parte do comércio na RMS foram divulgados nesta sexta-feira (24) pela prefeita Moema Gramacho, durante coletiva online na página da Prefeitura de Lauro de Freitas no facebook.

Entre as restrições contidas no protocolo de reabertura estão o atendimento exclusivo a idosos e Pessoas com Deficiência (PcD), nas duas primeiras horas de funcionamento, das 8h às 10h, a disponibilização de álcool em entradas e saídas, e mais três pontos diferentes das áreas de vendas, e implementação de regime de escala de colaboradores em dias alternados para estabelecimentos com mais de 20 empregados. No interior dos estabelecimentos deverá ser resguardada a proporção de um cliente para cada 9m².

Os estabelecimentos também deverão realizar a verificação da temperatura corporal no ato da entrada dos consumidores, e lojas que trabalham no segmento de vestuário deverão interditar os provadores de roupa, para diminuir a probabilidade de contágio. Permanece mantida a restrição de circulação noturna no município, das 18h até às 5h da manhã do dia seguinte. A reabertura com restrições de parte do comércio não essencial foi decidida em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23), com prefeitos e prefeitas da RMS, em São Francisco do Conde.

De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a abertura foi possível por conta da disponibilidade de 26% de leitos de UTI no Estado, e ressaltou que as aglomerações continuam proibidas. “Esta abertura não significa que abrimos mão do isolamento, pelo contrário, a partir de agora contamos com a parceria dos estabelecimentos que estão sendo autorizados a funcionar, no sentido de se somarem a nós na fiscalização do cumprimento das medidas para evitar a proliferação do vírus no município”.

Funcionamento de shoppings e galerias

No caso específico de shoppings, galerias e assemelhados, o atendimento deverá ser limitado a 40% da capacidade total destes estabelecimentos. Praças de alimentação deverão permanecer fechadas, devendo funcionar apenas como delivery e take away. Salas de projeção de filmes e equipamentos de diversão, também deverão permanecer desativadas. Os estacionamentos deverão ainda ter sua capacidade reduzida à 50%. A íntegra do protocolo de funcionamento pode ser acessado no site da Prefeitura, no endereço: www.laurodefreitas.ba.gov.br. 

Veja também

Mais de 100 estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados em Lauro de Freitas após reabertura

Equipes de fiscalização da Prefeitura de Lauro de Freitas visitaram esta semana 112 estabelecimentos comerciais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *