Home / Esportes / Atletismo / Começam em Salvador os Jogos Escolares da Juventude 2015
Jogos Escolares da Juventude 2015 Foto: Carol Garcia/GOVBA

Começam em Salvador os Jogos Escolares da Juventude 2015

 

Garotos de 12 a 14 anos – todos estudantes de Juazeiro, no Vale do São Francisco, e de Salvador – se enfrentaram, na tarde desta sexta-feira (24), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na primeira de duas partidas, que vão definir a equipe de basquete representante da Bahia na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza, no começo de setembro. A equipe de Salvador venceu o primeiro jogo.

FazAtleta

Um dos destaques da partida foi Tiago Lopes, 14 anos, apoiado pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador, Olímpico e Para-Olímpico (FazAtleta), do Governo do Estado. “[A bolsa] me ajuda a comprar basqueteiras, equipamentos de esporte e na alimentação”.

Sobre o desempenho na partida, que marcou o placar de 77 a 15, ele afirmou que o “resultado já era esperado”. Em relação a enfrentar novamente o time de Juazeiro em quadra, neste sábado (25), o atleta disse que a equipe espera vencer novamente para “representar bem a Bahia lá fora e com raça”.

Pela primeira vez na capital baiana, os estudantes de Lagoa do Salitre, zona rural de Juazeiro, estão felizes com a possibilidade de jogar basquete na capital. Aos 12 anos, Eliel de Sá fala da sensação de participar do evento. “É uma experiência ótima, [uma vez] que nunca sonhei em vir para essa cidade. Nunca vou esquecer no resto da minha vida”.

Apoio

O coordenador de Apoio ao Esporte da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Paulo César Lima, explicou que, além de promover o evento, o Governo do Estado assegura todos os exames (avaliação médica) dos estudantes de Salvador, tanto os da rede estadual quanto os da rede municipal de ensino.

Segundo Lima, aos atletas do interior são garantidas hospedagem e alimentação no período de jogos em Salvador e nas viagens da fase nacional. A Sudesb também garante passagem aérea e agasalho a todos os jovens que participam da competição representando a Bahia. “É uma competição importantíssima onde se tem oportunidade de interagir com vários municípios e estados. Um trabalho social muito grande de formação do cidadão. Este é o grande papel do Governo do Estado”.

O técnico de basquete Ari Souza elogiou a estrutura do ginásio de Cajazeiras. “O espaço é muito bom. [Eu não conhecia. Só tinha ouvido falar. Algumas equipes, amigos meus tinham vindo aqui e elogiado. Estou aqui hoje pela primeira vez e notei que é muito bom. Piso e tabelas de qualidade, placar eletrônico, vestiários”.

Modalidades

Os jogos das modalidades coletivas da faixa etária de 12 a 14 anos – voleibol, basquete, handebol e futsal – acontecem no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, até domingo (26), das 8 às 18h. As modalidades individuais – atletismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (dupla) e xadrez –, das faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, ocorrem no mesmo dia – este sábado (25) – na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Simões Filho e no Colégio Salesiano Dom Bosco/Paralela.

Entre os dias 12 e 21 de novembro, jovens de 15 a 17 anos participam da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, a ser realizada em Londrina (PR).

Veja também

Foto: Agencia Senado

Governo veta a ampliação da validade de concursos homologados antes da pandemia

Senador Jaques Wagner (PT), foi o relator do projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *